Cooperative Strategies and Collaborative Advantages
Thursday 19 December 2024
This event has finished.
Started 18:30 PM
Finished 20:00 PM
Organized by ISVOUGA - Instituto Superior entre Douro e Vouga
Venue: ISVOUGA
Address: Rua António de Castro Corte-Real
4520-181 Santa Maria da Feira
About this event
Cooperative Strategies and Collaborative Advantages: Strategy-Making of the 21st-Century OrganizationsAs teorias dominantes de estratégia empresarial destacam duas abordagens principais para a obtenção de vantagens competitivas: o posicionamento competitivo eficaz na indústria, como proposto por Michael Porter, e a exploração de recursos e competências internos valiosos e inimitáveis, alinhada com a Visão Baseada nos Recursos (RBV). Estas abordagens, sustentadas por um paradigma tradicional, enfatizam a independência da empresa e a intensa competição com rivais, tanto nos mercados a montante (fatores de produção) como a jusante (produtos).No entanto, a crescente relevância de redes de negócio, plataformas de inovação e ecossistemas de empreendedorismo desafia a exclusividade deste paradigma. A ampla colaboração empresarial observada nesses contextos pode levar académicos e gestores a questionar a adequação de estratégias centradas exclusivamente na competição, como a diferenciação ou a liderança nos custos, e na subsequente sustentação de vantagens competitivas tradicionais.
Este Seminário, conduzido por Filipe Sousa, Professor de Gestão Estratégica e Empreendedorismo do Departamento de Gestão e Economia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, terá lugar no dia 19 de dezembro, às 18h30, no nosso Auditório. O evento propõe discutir uma perspetiva teórica complementar que sublinha outros aspetos essenciais do mundo empresarial, nomeadamente as múltiplas interdependências entre empresas, frequentemente presentes em diferentes setores. Estas interdependências manifestam-se em relações como as de fornecedor-cliente, alianças estratégicas e dinâmicas de soma positiva envolvendo empresas e parceiros que desenvolvem produtos complementares.
O ponto central do seminário reside na importância de adotar estratégias cooperativas, orientadas para a obtenção de vantagens colaborativas, essenciais num ambiente onde a co-criação de valor é recorrente e estratégica. Esta abordagem reconhece que a cooperação pode ser tão relevante quanto a competição para o sucesso empresarial sustentável.
Esta é uma iniciativa promovida pela Licenciatura em Gestão de Empresas e pelo Mestrado em Gestão de Empresas.
This page last updated Tuesday 3 December 2024 at 19:07.
Problems? Report an error or inappropriate listing here.
Information displayed here is provided in good faith but we are not responsible for the content of any listing. Sometimes events can be cancelled or changed at short notice. Please check with the venue or organizer before you travel!