Lisbon events

Human Entities 2024: Monica Gagliano

Wednesday 15 May 2024

This event has finished.

Started 18:30 PM

Finished 20:30 PM


Organized by CADA


Venue: Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa, grande auditório

Address: Largo da Academia Nacional de Belas Artes, 4
1249-058 Lisboa

See other Lisbon events

Copy this link to share the event with anyone:


Share to social media:

About this event

As descobertas científicas pioneiras de Monica Gagliano fornecem-nos provas poderosas de que as plantas possuem formas de inteligência.Human Entities 2024: a cultura na era da inteligência artificial, 8ª edição

[English below]

A consciência das plantas

Monica Gagliano

Ecologista evolutiva, Professora Investigadora Associada (Adjunta) na Universidade Southern Cross, Austrália

As descobertas científicas pioneiras de Monica Gagliano fornecem-nos provas poderosas de que as plantas possuem formas de inteligência. O seu último livro, Thus Spoke the Plant, é uma “fitobiografia”, ou seja, uma coleção de histórias escritas em parceria com plantas, onde partilha relatos genuínos e em primeira mão da sua investigação sobre a comunicação e a cognição das plantas. Inspirada por encontros com a Natureza e anciãos indígenas de todo o mundo, Gagliano olha para além das explicações mecanicistas e defende a necessidade de uma visão do mundo mais unificada – uma em que a ciência e a espiritualidade se complementam. A cognição das plantas é um novo e excitante campo de investigação que visa testar experimentalmente as capacidades cognitivas das plantas, incluindo a perceção, os processos de aprendizagem, a memória e a consciência. Este enquadramento emergente tem implicações consideráveis para a forma como percecionamos as plantas, uma vez que redefine a fronteira tradicionalmente mantida entre animais e plantas. Os novos conceitos e perspetivas que emergem desta investigação sobre a vida vegetal estão a galvanizar um diálogo verdadeiramente interdisciplinar através de uma série de disciplinas académicas, incluindo a ciência, a filosofia, o direito ambiental, a literatura e as artes.

Monica Gagliano

Monica Gagliano PhD é uma investigadora internacionalmente premiada, selecionada pela Biohabitats como uma das 24 Mulheres Mais Inspiradoras da Ecologia, juntamente com Jane Goodall, Rachel Carson, Sylvia Earl e Terry Tempest Williams. Foi conferencista convidada nas mais prestigiadas universidades, incluindo UC Berkeley, Stanford, Harvard, Dartmouth e Georgetown. O seu trabalho pioneiro tem sido amplamente divulgado em meios de comunicação social proeminentes, como o The New York Times, Forbes, The New Yorker, The Guardian, National Geographic e muitos outros. Monica é Professora Associada de Investigação (Adjunta) de ecologia evolutiva na Austrália. Atualmente, é cientista-chefe do Kaiāulu|Coherence Lab, no Havai, e investigadora associada do Centro Takiwasi, no Peru.

Monica foi pioneira no novíssimo campo de investigação da bioacústica das plantas que, pela primeira vez, demonstra experimentalmente que as plantas emitem vozes e detetam e respondem aos sons do seu ambiente. O seu trabalho expandiu o conceito de cognição nas plantas. Ao demonstrar experimentalmente que a aprendizagem e a memória não são da exclusiva competência dos animais, Monica reacendeu o discurso sobre a subjetividade das plantas, bem como sobre o seu estatuto ético e jurídico. Inspirada por encontros com a natureza e com anciãos indígenas de todo o mundo, Monica aplica uma abordagem inovadora e holística à ciência, que se sente à vontade para se envolver na interface entre áreas tão diversas como a ecologia, a física, o direito, a antropologia, a filosofia, a literatura, a música, as artes e a espiritualidade. Ao reacender um sentimento de admiração pelo belo lugar a que chamamos casa, está a ajudar a criar uma nova ecologia da mente que inspira o aparecimento de soluções revolucionárias para as interações humanas com o mundo em que coabitamos. Os estudos de Monica levaram-na a escrever numerosos artigos científicos e livros inovadores, incluindo Thus Spoke the Plant (2018) e The Mind of Plants (2021).

https://www.monicagagliano.com

https://www.instagram.com/_monicagagliano_

https://en.wikipedia.org/wiki/Monica_Gagliano

https://researchportal.scu.edu.au/esploro/profile/monica_gagliano/overview

A conversa será em língua inglesa e seguida de uma sessão de Q&A.

Integrado no event


This page last updated Monday 8 April 2024 at 11:34.

Problems? Report an error or inappropriate listing here.

Information displayed here is provided in good faith but we are not responsible for the content of any listing. Sometimes events can be cancelled or changed at short notice. Please check with the venue or organizer before you travel!

Oh no. Javascript is switched off in your browser.
Some bits of this website may not work unless you switch it on.